Pages

Anac investiga problemas em voos da TAM

Até as 11h, 21,6% dos voos domésticos da companhia atrasaram.
Mau tempo na semana passada prejudicou malha aérea, diz assessoria.

Anac investiga cancelamentos e atrasdos de voos da TAM

Equipes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) analisam os problemas nos voos da companhia aérea TAM. Segundo a assessoria de imprensa da Anac, se for comprovada a responsabilidade da empresa nos atrasos e cancelamentos, a TAM pode ser punida inclusive com a suspensão de vendas de passagens.

Os transtornos começaram no domingo (28). Nesta segunda-feira (29), dos 319 voos domésticos da companhia programados até as 11h, 69 atrasaram mais de meia hora (21,6%) e 35 foram cancelados (11%). Entre os 18 voos internacionais, sete sofreram atrasos (38,9%) e nenhum foi cancelado.

Em todo o país, considerando todas as companhias aéreas, estavam previstos 957 voos domésticos até as 11h. Desse total, 114 atrasaram (11,9%) e 54 foram cancelados (5,6%). Entre os 67 voos internacionais, 13 atrasaram (19,4%) e três foram cancelados (4,5%).

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da companhia aérea informou que esses problemas são consequência de "remanejamentos na malha aérea".

O texto diz que fortes chuvas atingiram a Região Sudeste entre a noite de quinta (25) e a madrugada de sexta (26) e causaram a interrupção das operações em aeroportos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Por causa disso, 16 voos tiveram que ser alterados, prejudicando a programação de viagens e a escala da tripulação. Outro agravante teria sido o fechamento do aeroporto de Porto Alegre.